Retrato da Freguesia
A freguesia de Foios possui uma população de 450 habitantes. Antes conhecida pelo calcanhar do mundo por ser uma aldeia bastante atrasada. O bairrismo e a união continuam a ser o segredo para o progresso e desenvolvimento que por lá se faz sentir. O Centro Cívico, o auditório, o museu de arte rupestre, biblioteca, espaço Internet, espaço de venda de produtos locais são alguns dos espaços deste edifício que se situa no largo da Praça e onde também está instalada a Junta de Freguesia, o Grupo Cultural e Desportivo e o posto de turismo. O lar da 3.ª idade, o pavilhão de festas, o complexo desportivo a praia fluvial, o parque de merendas e, sobretudo, a nascente do rio Côa são também espaços que marcam e dignificam esta simpática localidade que recebe sempre de braços abertos as largas centenas de pessoas que semanalmente a visitam. A gastronomia aqui praticada é uma das principais razões para a deslocação de tantas pessoas. O queijo de cabra de Foios é de excelente qualidade, A produção de cerca de duzentas toneladas de castanha, o feno e a criação de gado bovino, ovino e caprino continuam a ser o suporte de um elevado número de famílias.
A Capeia Arraiana dos Fóios é realizada sempre na 3ª terça-feira do mês de Agosto, inicia-se por volta das 17 horas, após o calor; o encerro é feito de manhã, e representa a entrada dos touros na praça, onde são posteriormente metidos num curral anexo, até à hora do início da corrida. Em cada capeia, são selecionados seis ou sete touros, dos quais um, é “experimentado” logo a seguir ao encerro, e designa-se por “boi da prova”, que irá dar indicações acerca do poderio da manada, e do eventual desenvolvimento da capeia a desenrolar-se à tarde. O encerro é por conseguinte, um dos momentos mais ansiados pelas pessoas, e que proporciona maior emoção. Os mordomos da capeia (que são nomeados anualmente pelos anteriores organizadores) são geralmente dois, escolhidos entre os rapazes solteiros, de preferência antes de cumprirem o serviço militar. É a eles que se destina o primeiro touro da capeia, ficando cada um deles a sua galha do forcão, com o apoio dos mais velhos e experientes.
Envolvência
Os Fóios inserem-se nas chamadas terras do Riba Côa. Encontra-se a uma altitude de 950m. Esta faixa é limitada ao Norte, pelo rio Douro, ao Sul e Ocidente pelo rio Côa e Província Espanhola da Estremadura e a Oriente, pela Província Espanhola de Salamanca. A Riba Côa pertence parte dos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Sabugal e, no extremo Oriental de Vila Nova de Foz Côa e Pinhel. A 22 quilómetros da cidade de Sabugal, e nas margens do Rio Côa, na serra das mesas, encontra-se a freguesia doa Fóios. Esta aldeia situa-se ainda num vale entre elevadas serras, a curta distância do início do território Espanhol, pelo que se designa a esta zona, como região da raia.